domingo, abril 03, 2011


Umectação capilar (banho de óleo)


Oiee ... eu nunca posto aquilo que eu digo que vou nos posts anteriores né? rsrs, vou parar de fazer isso ok, mas o que eu vou postar tenho certeza que a maioria vai gostar, vou falr com vocês hoje sobre umectação capilar, hoje a tarde minha amiga Rosana do blog vaidadesdemeninas e eu estavamos conversando no msn e surgiu a assunto sobre cabelos, ai ela me perguntou se eu sabia o que era umectação capilar e me mandou um link, umectação capilar não é nada mais que nosso velho banho de óleo com um nome mais moderno, em alguns salões é chamado de coqueluche. É um tratamento à base de óleos ou manteigas vegetais para hidratar e repor lipídios. É bastante indicado para cabelos com pontas muito ressecadas ou para quem usa secador e/ou prancha com frequência.

Para fazer é simples, basta aplicar algum óleo ou manteiga vegetal (livre de óleo mineral) nos fios úmidos ou secos, especialmente nas pontas e/ou mechas mais ressecadas. Não há tempo de pausa específico, pode deixar de um dia para o outro (dormir de touca obviamente), ou então no minimo 1 hora antes de lavar os cabelos, pode ser usado aquelas toucas térmicas, deixa ela aquecer e depois retire da tomada antes de colocar no cabelo porque não queremos que os fios fritem né rsrs, ou então aquela de aluminio normalzinha mesmo, também pode se aquecer o óleo antes de aplicar nos fios. A técnica também pode ser usada antes de lavar os cabelos, para proteger os fios da agressão provocada pelo shampoo.
O óleo mineral não é indicado para este tratamento, pois não é absorvido pelos fios, agindo apenas na parte externa, como maquiagem. Em alguns casos o óleo mineral também pode deixar o cabelo ressecado, já que ele impede a penetração de ativos de tratamento. Por isso, antes de comprar seu óleo, verifique na composição se ele é puro, pois a maioria dos óleos vendidos em lojas de cosméticos são compostos por óleo mineral e óleo vegetal, com adição de corante e fragrância.
Sempre verifique se há algum desses componentes: Óleo mineral, parafina líquida, vaselina líquida, mineral oil, petrolatum ou paraffinum liquidum.

Alguns tipos de óleos indicados:
- Óleo de amêndoas doces
- Óleo de ricino
- Óleo de côco
- Manteiga de karité
- Óleo de jojoba
- Óleo de argan (óleo de ouro)
- Óleo de andiroba
- Óleo de avelã
- Óleo de buriti
- Óleo de castanha do Pará
- Óleo de gergelim
- Óleo de macadâmia
- Óleo de manga
- Óleo de maracujá
- Óleo de melaleuca
Também serve o óleo azeite (extra virgem) ou óleo de cozinha. Eu sei, é nojento mas na hora do desespero isso pode servir. 

Pra quem tem problemas de cabelos ressecados é uma saída, não substitua a hidratação por ele, ele serve só pra dar um up nas pontas e partes ressecadas, pode  fazer ele mesmo antes da hidratação que ajuda bastante. Faça 1 vez por semana ou a cada 15 dias.
Gostaram da dica? minha mãe fazia essa umectação capilar quando eu era criança e meus cachinhos eram perfeitos, claro que agora eles são lizinhos por causa da progressiva né mas as vezes da saudades daquela época rsrs, vale a pena fazer umectação ok pessoal, eu vou fazer no meu essa semana e digo qual foi o resultado.
Beem, eu disse que ia postar minha unha da semana mas vou postar só amanhã porque estou com preguiça de tirar fotos rsrs.
Ótima noite pra vocês ... Bjus
4

4 comentários:

Roberta disse...

Nossa Joci que super dica essa, eu adorei, preciso dar uma reavivada nos meus fios, eles estão precisando mesmo, mais do meio pras pontas. VOu ver se acho um óleo desses bem bom.
Beijokas

Vaidades da Rô disse...

Essa de umectação é otima né eu gostei muito, eu estou querendo um oleo pra fazer isso
bjosss
http://vaidadesdemeninas.blogspot.com/

Poderoso Fascínio disse...

òtima dica, sempre bom dar uma hidratada nos fios sempre!!1 e banho de óleos é muito bom.

bjokas

http://poderosofascnio.blogspot.com/

Valéria Ferreira Bernardo disse...

Oi querida tudo bem, adorei a dica viu!
Bjk♥

Postar um comentário